Estrutura de Acolhimento Temporário (EAT) de Portalegre
A Estrutura de Acolhimento Temporário (EAT) de Portalegre, tem como objetivo o acolhimento de grupos migrantes, que se encontrem em situações de vulnerabilidade extrema, com idades iguais ou superiores a 18 anos, por um período limitado de tempo.
A EAT de Portalegre, é desenvolvida no âmbito de um protocolo entre o Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS,IP) e da APPACDM de Portalegre, como resposta ao número crescente de situações de emergência social especificas da população migrante, tendo em vista a sua integração social e profissional, no sentido da sua autonomização.
O processo de acolhimento, inicia-se com o encaminhamento por parte do ISS, IP, que visa numa primeira instância satisfazer as necessidades básicas dos indivíduos que integram estes grupos de cidadãos, que se encontram em situação de vulnerabilidade extrema, e posteriormente promover a sua autonomia e integração na sociedade.
A EAT de Portalegre, tem capacidade para acolher até 30 utentes, do género masculino e/ou género feminino, sendo que desde o início projeto, a 22 de dezembro de 2022, foram acolhidas 73 pessoas, de 15 nacionalidades diferentes.
Serviços
A EAT de Portalegre assegura a prestação dos seguintes serviços:
- Alojamento temporário;
- Produtos de Higiene Pessoal;
- Alimentação;
- Tratamento de Roupa;
- Apoio psicossocial;
- Acompanhamento técnico especializado;
- Articulação e Encaminhamento para estruturas sociais, de saúde e outros serviços;
Equipa
- 1 Assistente Social
- 1 Ajudante de Ação Direta.
Contactos
Morada
EAT de Portalegre
Avenida George Robinson nº 17
7300-070 Portalegre
E-mail:
E-mail: ea@appacdm-portalegre.pt
Contactos Telefónicos
Telemóvel: 915 397 558