Férias In(clusivas)
As “férias na praia” são anualmente muito esperadas, tanto como consequência de estarmos no interior como de acompanharmos famílias economicamente carenciadas, que não têm a possibilidade de proporcionar estes períodos de praia aos seus filhos/familiares. Escolhemos a zona do Algarve por proporcionar outro tipo de experiências aos nossos clientes, promovendo a inclusão em contexto de férias, a nível lúdico, cultural, artístico e desportivo, diferentes das que têm na sua área de residência.
Os beneficiários foram 29 pessoas com deficiência e duplo diagnóstico e 9 monitores, divididos em dois grupos. Um grupo de 14 beneficiários e 5 monitores que foi para o Algarve de 2 a 6 de setembro, e o outro grupo com 15 beneficiários e 5 monitores, na semana de 16 a 20 de setembro. A coordenação do projeto foi assegurada por 2 pessoas, uma da área financeira e outra da direção.
O projeto dividiu-se em várias fases. A primeira foi a avaliação diagnóstica, que consistiu na auscultação dos beneficiários em relação ao destino das férias e os moldes em que o mesmo aconteceu. A segunda fase, consistiu na planificação do período de férias e toda a logística implícita ao mesmo.
A terceira fase foi a realização efetiva dos campos de férias, que se desenvolveram durante o mês de setembro. A última fase prendeu-se com a avaliação do projeto.
Para além da praia e da piscina, visitámos a Quinta Pedagógica de Portimão, o Museu de Portimão e fomos às compras!
No que diz respeito ao alojamento, a experiência foi, em geral, positiva. A alimentação foi um ponto forte desta colónia, conseguindo fazer as refeições todos ao mesmo tempo de forma confortável, permitindo o convívio entre colaboradores (as) e clientes.
Aqui ficam alguns momentos…