Quem somos
Quem somos
Em Portalegre esta Instituição surgiu da grande necessidade sentida por um grupo de pais que já tinham antes formado no Bairro do Atalaião uma Associação para dar resposta às carências dos seus filhos, especialmente na área da deficiência mental e quando terminavam o infantário. Esta Associação denominou-se Associação Portuguesa para o Ensino Especial Integrado (APEEI) e funcionava numa sala de uma escola da cidade de Portalegre no Bairro do Atalaião. Entretanto surgiu da parte do então Sr. Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Dr. João Transmontano de Oliveira Miguéns e do Centro Distrital da Segurança Social, uma manifestação de interesse em dinamizar a referida Associação de modo a que houvesse melhor resposta para as crianças e jovens com deficiência mental profunda residentes em Portalegre.
Assim, a nossa instituição surge oficialmente em Setembro de 1992. Inicialmente, criou-se uma secretaria e Sala de Apoio com crianças e jovens já integrados na nossa Instituição e apoiados por professores do ensino especial destacados pelo Ministério da Educação.
A nossa história
Juntos fazemos mais
-
1962
Início APPACDM Portugal
-
1992
Início APPACDM Portalegre
-
2000
Construção do CAO (Centro de Atividades Ocupacionais)
-
2003
1º Acordo de Cooperação com o Centro Distrital da Segurança Social
Atualmente encontramo-nos em funcionamento com 7 respostas sociais: Intervenção Precoce na Infância com acordo de cooperação para 64 clientes; 2 Centros de Atividades Ocupacionais, um em Portalegre com acordo de cooperação para 37 clientes, outro em Santo António das Areias, com acordo de cooperação de 16 clientes; 1 Residência Autónoma com acordo de cooperação para 6 clientes; 1 Lar Residencial em Santo António das Areias, com acordo de cooperação de 22 clientes; 1 Serviço de Apoio Domiciliário com 20 clientes em acordo de cooperação e 1 Creche, em Santo António das Areias com acordo para 42 crianças; Estamos ainda a gerir um Programa de Emergência Alimentar, distribuindo 90 refeições diárias por famílias carenciadas.
-
2007
Construção e ampliação das instalações através do Programa PARES
-
2009
Construção de Lar Residencial com CAO
-
2011
1ª Certificação de qualidade
-
2019
7 Respostas Sociais