Serviço de apoio domiciliário
O SAD presta cuidados individualizados e personalizados no domicílio a pessoas com deficiência, idosos, ou em risco/situação de exclusão/isolamento social, quando por motivo de doença ou outro impedimento, não possam assegurar temporariamente ou permanentemente, a satisfação das sua necessidades básicas e/ou actividades da vida diária. Actualmente o SAD presta apoio a 18 clientes no concelho de Portalegre, com acordo de cooperação para 20 clientes. O Serviço de Apoio Domiciliário tem capacidade para 40 clientes no concelho de Portalegre.
Para a concretização dos objectivos acima referidos existem uma diversidade de actividades em prol das necessidades sentidas:
Cuidados de higiene e conforto pessoal;
Prestação de cuidados básicos de saúde, podendo também proporcionar o acesso a cuidados especiais de saúde;
Manutenção de arrumos e limpeza da habitação estritamente necessária á natureza do apoio a prestar;
Distribuição de refeição, quando associada a outro tipo de serviço do SAD;
Acompanhamento das refeições;
Tratamento de roupas, quando associado a outro tipo de serviço do SAD;
Disponibilização de informação facilitadora do acesso a serviços da comunidade adequados á satisfação de outras necessidades;
Sempre que necessário o Serviço de SAD articula com os serviços de enfermagem para formação aos familiares e cuidadores informais;
O SAD procurará assegurar que a medicação seja tomada, mesmo nos períodos de noite, feriados e fins-de-semana, recorrendo para isso a familiares e/ou a voluntários, se necessário.